segunda-feira

Culinária de Joaçaba

MACARRÃO
Sua origem é incerta. Alguns dizem que existia na Babilônia.
Na Itália em 1279, 16 anos antes do retorno de Marco Pólo, já existia uma massa achatada. A partir do século XIII os italianos foram os maiores consumidores do alimento. Espalharam a propaganda do alimento para todo o mundo e inventaram mais de quinhentas qualidades. Este prato é muito usado na cozinha de Joaçaba. Aqui na padaria da escola fizemos a macarrão caseiro. (MARCIELE)
CHURRASCO
Comida típica gaúcha, do Rio Grande do Sul. Há muitos ano atrás durante as vacarias, depois de correrem, matavam os bois, cortavam em pedaços e faziam um buraco no chão onde assavam a carne. Aqui em Joaçaba na maioria das comemorações o prato principal é o churrasco, principalmente aos domingos. (Marisa)
FEIJOADA
A feijoada surgiu nas senzalas em 1545 com a chegada dos negros. Os senhores matavam os porcos e davam os miúdos para os negros que jogavam dentro da panela para cozinhar com o feijão. Agora ela é acompanhada de couve, laranja e arroz. Nós aqui de Joaçaba comemos muita feijoada principalmente no sábado. (SCHEILA)


RISOTO
Comida italiana que surgiu por acaso em uma festa de casamento em 1574, inventada pelo mestre Valério de Fiandra. No risoto mistura-se arroz, carne de galinha, temperos e queijo ralado. O risoto é um prato muito usado em Joaçaba e na nossa região, pois é um prato fácil de fazer e muito gostoso.(MARISA)
PIZZA
Surgiu no Egito e na Grécia. Na Itália foram se aprimorando as massas e acrescentando condimentos, temperos e molhos. Na Itália a rainha pediu para provar a delicia e foi aí que um pizzaiolo chamado Rafaelle Esposito fez três pizzas diferentes: uma delas estava coberta com tomates, mozarela e manjericão, com as cores da bandeira da Itália.A partir daí ela tornou-se conhecida em todo mundo. Aqui em nossa cidade é um prato típico da noite joaçabense e nós aqui da escola fizemos massa para vender.(LUIS)

6 comentários:

Anônimo disse...

Aqui na cidade de Curitibanos tem algumas comidas diferentes como o carreteiro que é uma comida típica gaúcha, muito usada pelo povo da nossa cidade. Parabéns pela pesquisa!

Anônimo disse...

ADOREI A PESQUISA, MUITO LEGAL.AS COMIDAS QUE VOCÊS PESQUISARAM SÃO USADAS PELO POVO DAQUI TAMBÉM! UM BEIJOS

Anônimo disse...

EU GOSTO MUITO DE TODAS ESSAS COMIDAS. AQUI EM CURITIBANOS TAMBÉM SE USA ESSE TIPO DE CULINARIA. MAS TAMBÉM TEM OUTRAS BEM GOSTOSAS. GOSTEI DO TRABALHO.

Anônimo disse...

ACHEI A PESQUISA QUE VOCÊS FIZERAM MUITO BOA.EU CONHEÇO TODOS ESSES ALIMENTOS, MAS NÃO SABIA DE TODAS ESSAS COISAS QUE VOCÊS PESQUISARAM.ACHEI BEM INTERESSANTE SOBRE A FEIJOADA, NÃO SABIA COMO TINHA SURGIDO.
QUE DEUS DÊ MUITA SAÚDE E FORÇA PARA TODOS VOCÊS.

Anônimo disse...

AQUI NA NOSSA CIDADE NÓS COMEMOS O CARRETEIRO, QUE É UM PRATO TÍPICO GAÚCHO, FEITO COM CHARQUE OU CARNE, ARROZ E TEMPERO

Anônimo disse...

Eu gostei do trabalho de vocês. Seus trabalho saodiferntes
eu ainda nao conhecia a
origem destespratos